Soy tocador de Marimba, si senor!

Soy tocador de Marimba, si senor!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mestres do Vibrafone - Lionel Hampton

Quer conhecer uma jóia rara do Swing? Divirta-se ouvindo o inimitável Lionel Hampton. Hamptom nasceu em Abril de 1907. Seu pai, pianista e cantor, desde cedo o incentivou à música. Teve uma educação religiosa em Indiana e Wiscosin, por isso ouviu muito gospel nesse período. Ainda criança participou de festivais infantis e fanfarras nos quais teve contato com o aprendizado de bateria, percussão e piano. Quando a família mudou-se para Chicago, Lionel entrou para a Banda Defender’s Newsboys como percussionista, lá tocava tímpano e bumbo. Em sua adolescência a música já era uma realidade, pagava suas contas e já excursionava em outros estados com outras bandas profissionais cantando e tocando bateria. Em 1927, excursionando em Los Angeles, ele receberia um irrecusável convite de tocar ao lado do grande Louis Armstrong. Louis o incentivou a estudar vibrafone, devido ao grande conhecimento harmônico e melódico do jovem percussionista . O timbre diferenciado do instrumento munido a seu talento fez com que ele jamais abandonasse as teclas de metal. Já com alguns anos de estudo depois, o incrível clarinetista Benny Goodman o encontrou em L.A e deram uma canja juntos. Nasceria então um grupo fantástico, o Benny Goodman Quartet, com as presenças de Tedd Wilson no piano e Gene Grupa na bateria. Nas apresentações do grupo Hampton, ao vibrafone, chamava muita atenção com seu fraseado inovador e excitante. O swing era a chave de sucesso do quarteto, mesmo sem a presença de contrabaixo! Após sua saída do grupo de Goodman, dotado de grande fama, Lionel montou sua própria banda, não só o fez com um estilo próprio de Swing, como inflluenciou milhares de bandas e novos músicos com sua dinâmica musical, entre eles Charles Mingus, Illinois Jaquet, Quincy Jones, Art Farmer e outros. Lionel além de seu grande senso rítmico na bateria, e sua forma inusitada de improvisar ao piano com apenas dois dedos, é considerado “O Rei das Vibes”, lírico, forte e extremamente percurssivo. . Gênios do instrumento como Milt Jackson e Gary Burton reconhecem a grandeza de Lionel Hampton para a evolução do fraseado no Vibrafone. Morreu aos 94 anos de idade no ano de 2002. Sem dúvida um grande Jazz Man!

5 comentários:

  1. A gravação de Space Man tocada com os dois dedos ainda nos tempos do Benny Goodman é fantástica. Não conheço outra em que ele tenha feito isso.
    Maravilhosa também a interpretação dele em Stardust. Seu solo nos faz ver poeira de estrelas brilhando em nossa mente.
    Hampton é um dos motivos de eu gostar de jazz.

    ResponderExcluir
  2. Lionel Hampton foi um dos primeiro músicos através do qual tive contato com o mundo do jazz. Devo muito a Hamp meu acesso a este mundo chamado Jazz. Entretanto, Hamp tem altos e baixos - que iss não soe como trocadilho, rs - há formações espetaculares com aquela que consagrou, por exemplo, Sunny Side of the Street e Flying Home - esta última tem um tema inesquecível! Mas uma das melhores, se não a melhor sessão de Hamp está no disco "Hamp: the Legendary Decca Recordings". Você pode escutar trechos das faixas aqui nesse link: http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=10:jzfpxqlhldfe .
    Destaque para a faixa "Stardust (live)". Assim que sobrar um tempinho postarei esse album no "The Feeling of Jazz".
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Valews pela contribuição Thelonious e Júnior, Hampton também é uma referência para mim, abraço a vcs!

    ResponderExcluir
  4. Caro Thelonious, essa versão de Stardust que eu falei é uma que foi gravada no Apolo Hall e está no link que você colocou, mas infelizmente não existe em CD. Seria ótimo se você colocar lá no seu blog!

    ResponderExcluir
  5. A propósito, eu tinha o LP, mas só me restou uma compliação meio tosca em CD. Se alguém quiser eu posso mandar em mp3.

    ResponderExcluir