Soy tocador de Marimba, si senor!

Soy tocador de Marimba, si senor!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lionel Hampton - Ring Dem Bells (2002)


Este disco traz músicas de swing tocadas pelo grande vibrafonista Lionel Hampton, com áudio original que vai de 1937 a 1940, remasterizadas em 2002, logo após sua morte.

Faixas:

1. Hampton Stomp
2. On the Sunny Side of the Street
3. Stompology
4. China Stomp (Chinatown)
5. I'm Confessin' (That I Love You)
6. Piano Stomp (Shine)
7. After You've Gone
8. Ring Dem Bells
9. Don't Be That Way
10. Shoe Shiner's Drag
11. Memories of You
12. When Lights Are Low
13. I've Found a New Baby
14. Shades of Jade
15. Jack the Bellboy
16. Flying Home

Músicos:

Lionel Hampton: vibraphone, drums, two finger piano
Benny Goodman: clarinet
Eddie Barefield: clarinet
Buster Baily: clarinet
Dizzy Guillespie: trumpet
Zigg Elman: trumpet
Cootie Willians: trumpet
Jonah Jones: trumpet
George Koenig: alto saxophone
Benny Carter: alto saxophone
Toots Mondello: alto saxophone
Vido Musso: tenor saxophone
Art Rollini: tenor saxophone
Chu Berry: tenor saxophome
Colemam Hawnkins: tenor saxophone
Lawrence Brown: trombone
Allen Rous: guitar
Bobby Bennet: guitar
Allen Reuss: guitar
Jess Satcy: piano
Clyde Hart: piano
Nat King Cole: piano
Harry Goodman: bass
Jonh Kirby: bass
Mack Walter: bass
Billy Taylor: bass
Cozy Cole: drums
Sonny Green: drums
Jo Jones: drums
Nick Fatool: drums
Baixe Size: 42 MB

Mestres do Vibrafone - Lionel Hampton

Quer conhecer uma jóia rara do Swing? Divirta-se ouvindo o inimitável Lionel Hampton. Hamptom nasceu em Abril de 1907. Seu pai, pianista e cantor, desde cedo o incentivou à música. Teve uma educação religiosa em Indiana e Wiscosin, por isso ouviu muito gospel nesse período. Ainda criança participou de festivais infantis e fanfarras nos quais teve contato com o aprendizado de bateria, percussão e piano. Quando a família mudou-se para Chicago, Lionel entrou para a Banda Defender’s Newsboys como percussionista, lá tocava tímpano e bumbo. Em sua adolescência a música já era uma realidade, pagava suas contas e já excursionava em outros estados com outras bandas profissionais cantando e tocando bateria. Em 1927, excursionando em Los Angeles, ele receberia um irrecusável convite de tocar ao lado do grande Louis Armstrong. Louis o incentivou a estudar vibrafone, devido ao grande conhecimento harmônico e melódico do jovem percussionista . O timbre diferenciado do instrumento munido a seu talento fez com que ele jamais abandonasse as teclas de metal. Já com alguns anos de estudo depois, o incrível clarinetista Benny Goodman o encontrou em L.A e deram uma canja juntos. Nasceria então um grupo fantástico, o Benny Goodman Quartet, com as presenças de Tedd Wilson no piano e Gene Grupa na bateria. Nas apresentações do grupo Hampton, ao vibrafone, chamava muita atenção com seu fraseado inovador e excitante. O swing era a chave de sucesso do quarteto, mesmo sem a presença de contrabaixo! Após sua saída do grupo de Goodman, dotado de grande fama, Lionel montou sua própria banda, não só o fez com um estilo próprio de Swing, como inflluenciou milhares de bandas e novos músicos com sua dinâmica musical, entre eles Charles Mingus, Illinois Jaquet, Quincy Jones, Art Farmer e outros. Lionel além de seu grande senso rítmico na bateria, e sua forma inusitada de improvisar ao piano com apenas dois dedos, é considerado “O Rei das Vibes”, lírico, forte e extremamente percurssivo. . Gênios do instrumento como Milt Jackson e Gary Burton reconhecem a grandeza de Lionel Hampton para a evolução do fraseado no Vibrafone. Morreu aos 94 anos de idade no ano de 2002. Sem dúvida um grande Jazz Man!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Astor Piazzolla - The RCA Years


Este álbum documenta um dos períodos mais criativos da carreira do gênio argentino Astor Piazzolla. Aquí ele toca com seus quintetos e nonetos e realiza duos de acordeón com seu amigo e maestro Aníbal Troilo "Pichuco". Piazzolla se diferenciou dos demais compositores argentinos porque formou um estilo que fundia música clássica, tango e jazz em suas composições, influenciado pela sua passagem nos EUA, quando mais jovem. Tanto para o ouvinte colecionador, quanto para o novato, este trabalho é um excelente ponto de partida para apreciar a música deste que foi um fabuloso instrumentista, compositor e divulgandor da cultura dos "Hermanos" pelo mundo.
Faixas:

1. Preparense
2. Triunfal
3. Redencion
4. Adios Nonino
5. Lo Que Vendra
6. Contrabajeando
7. Verano Porteno
8. Concierto Para Quinteto
9. Primavera Portena
10. El Motivo
11. Zum
12. Tristezas De Um Doble A
13. Buenos Aires Hora 0
14. La Muerte Del Angel
Size: 57MB

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

The best of Miles Davis - (2004)


Impossível falar algo concreto de Miles Davis em um parágrafo. Aqui segue uma coletânia bem tradicional que simboliza toda uma carreira de sucesso, ao meu ver, do trompetista mais expressivo de todos os tempos. Alguns dos sucessos, créditos sejam dados, composições do grande Charlie Parker. O áudio contém músicas de 1940 a 1945.


Faixas

1. Half Nelson (02:46)
2. Milestones (02:37)
3. Bird of paradise (03:13)
4. Little willie leaps (02:54)
5. Sippin´at bells (02:23)
6. Another hair do (02:41)
7. Bluebird (02:54)
8. Bird gets the worm (03:03)
9. Buzzy (02:31)
10. Donna Lee (03:02)
11. Cheryl (03:01)
12. Chansing the bird (02:56)
13. Don´t blame me (02:48)
14. The Hymn (02:26)

Músicos:

  • Miles Davis - Trumpet
  • Charlie Parker - alto and tenor saxophone
  • Dizzy Gillespie - piano
  • Curley Russell - bass
  • Max Roach - drums
  • Bud Powell - piano
  • Tommy Potter - bass
  • John Lewis - piano
  • Nelson Boyd - bass
  • Duke Jordan - piano

Baixe Size: 53MB

The Best of Tony Willians - (1991)


Esta é uma compilação de músicas do quinteto do grande baterista Tony Willians, na década de 80. Para os críticos mais tradicionais do Jazz, este álbum traduz uma fase diferenciada da carreira de Tony, pois vários gêneros são adicionados ao estilo jazzístico do quinteto. Mas o que importa é que se trata de atuações maduras e extremamente musicais deste baterita estudioso, que chegava a acordar de manhã, e ainda de pijama treinar sua técnica apurada de Hyde (prato de condução na bateria). Tony era muito precoce, já aos 11 anos tocava na noite de Boston e algum tempo depois se tornaria estrela do cenário Bop em Nova York, acompanhando, com apenas 17 anos de idade, o quinteto consagrado de Miles Davis, em 1963. Daí em diante trata-se de uma carreira sólida e aclamada pelo público. Com certeza, Tony Willians é um dos bateristas mais importantes do Jazz.


Faixas:
  1. Sister Cheryl
  2. Life of the Party
  3. Geo Rose
  4. The Slumps
  5. Pee Wee
  6. Red Mask
  7. Juicy Fruit
  8. Crystal Palace
  9. Blackbird

Músicos:

  • Tony Willians - Bateria
  • George Benson - Guitarra
  • Ron Carter - Baixo
  • Robert Hurst - Baixo
  • Paul Jackson - Baixo
  • Jan Hammer - Teclados
  • Wallace Roney - Trumpet
  • Donald Harrinson - Sax Alto
  • Bob Hutcherson - Vibraphone
  • Mulgrew Miller - Piano

Baixe Size: 86 MB

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Altamiro Carrilho - Clássicos em Choro "Vol 2" (1980)


Nascido em 1924, o fluminense Altamiro Carrilho é um dos maiores flautistas do mundo. Desde criança tocava flauta de bambu e tarol nas bandas da sua cidade, Santo Antonio de Pádua. Era muito musical, tinha um jeito muito pessoal de tocar flauta, maravilhando os ouvintes com seus improvisos. Aprofundou seus estudos em sua adolescência tendo o choro e o samba como vertentes. Os shows de Altamiro são alegres e descontraídos. Em seu vasto repertório, cerca de 200 canções, costuma selecionar famosos temas de música clássica adaptando-os aos ritmos brasileiros. Hoje, aos 84 anos, com uma carreira incontestável, apresenta-se com o próprio conjunto pelo Brasil e o mundo. Seu disco "Clássicos em Choro" foi premiado com o Troféu Villa-Lobos, como melhor disco instrumental. Este é o volume 2 de "Clássicos em Choros ”, que recebeu o prêmio de Disco de Ouro.
Faixas:
  1. Máquina de escrever
  2. Valsa do minuto
  3. Badinerie
  4. Humoresque
  5. Dana Eslava
  6. Minueto do Divertimento
  7. Czardas
  8. Marcha Turca
  9. Sonata (4° movimento Bach)
  10. Serenata dos Milfares de Arlequins
  11. Contos de Hoffmann

Músicos:

  • Altamiro Carrilho: Flauta
  • Rafael Rabelo: Violão 7 cordas
  • Valter Silva e Luis Roberto: Violão de 6 cordas
  • Valmar: Cavaquinho
  • Jorginho: Pandeiro
  • Risadinha e Aracy: Ritmo
  • Jorge Gomes: Surdo
  • Zenio: Tuba

Baixe

Size 23MB

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

The best o Art Blakey and The Jazz Messengers (1989)


A importância do baterista Art Blakey é muito grande ao mundo do Jazz. Ele foi um dos responsáveis pela marcação rítmica da sonoridade do bebop e do hardbop. Também foi o pioneiro da fusão do jazz com a música afro-cubana, tendo isso como marca até o final de sua carreira. Art tocou e gravou com muito ídolos do Jazz como Billy Eckstine, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Thelonious Monk, Bud Powell, Sonny Rollins, Miles Davis, entre outros. No ano de 1954, o famoso grupo The Jazz Messenger começava a se delinear. Blakey e mais um grupo de jovens músicos gravaram músicas com grau alto de complexidade, conseguindo ótima aceitabilidade no concorrido mercado do Bop da época. Desde então, o grupo se tornou referência internacional no jazz. Nomes como Wayne Shorter, Bobby Timmons, Lee Morgan e Jymie Merritt fizeram parte desde fantástico grupo em 1960, sua formação mais incrível até hoje.
Faixa:
  1. Moanin'
  2. Bues March
  3. Lester Left Town
  4. A Night in Tunisia
  5. Dat Dere
  6. Mosaic
  7. Free for all
Músicos
Art Blakey: drums
Jazz Messengers
Size: 84 MB

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Edson Zampronha - Modelagens (2000)


Edsom Zampronha é doutor em Comunicação e Semiótica, compositor de música comtemporânea, possui obras instrumentais para orquestra e eletroacústicas (timbres editados via computaddor). Recebeu dois prêmios da Associação Paulista de Críticas de Artes APCA e é autor do livro: Notação, Representação e Composição. Atualmente ele ministra aulas de composição na Universidade de Valladolid, na Espanha. Conheci o Prof. Edson na Bienal de Música Contemporânea de 2008, em Cuiabá (MT), e para minha felicidade pude adquirir este álbum Modelagens. Para quem não conhece música comtemporênea, uma dica: não estranhem!!! É simplesmente uma nova forma de se apreciar o som que é manipulado como matéria plástica. Assim, novas texturas, timbres, organizações e tensões são colocadas com intento de causar sensações diferentes, normalmente, fora do padrão tonal da música ocidental. Edson sintetiza "este disco nasceu das relações entre natureza e som, e suas possibilidades de interação com a escuta".

Faixas:
1.Modelagem XII - Orquestra
2.Modelagem II - Piano
3.O Crescimento da Árvore Sobre a Montanha - Eletroacústica
4.Modelagem III - Flauta
5.Mármore -Tuba e Eletroacústica
6.Modelagem VIII - Percussão e computador
7.Fragmentation - Eletroacústica

Músicos:
  • Orquestra Sinfônica Cultura
  • Beatriz Balzi - Piano
  • Celina Charlier - Flauta
  • Jesus Jara - Tuba
  • Eduardo Gianesella - Percussão
  • Edson Zampronha - Eletroacústicos
Donwload - Part1 Part2

domingo, 8 de fevereiro de 2009

B3 - Bom de Três - (2003)



Este é o único álbum do B3 ou Bom de Três, o trio famoso por acompanhar os shows de Leny Andrade. O grupo era formado por João Carlos Coutinho (piano), Lucio Nascimento (contrabaixo) e Adriano de Oliveira (bateria e percussão), falecido no final de 2007. São 11 faixas com um repertório refinado de sambas, temas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Roberto Menescal, Eumir Deodato, Egberto Gismonti, e a tranformação do clássico jazzistico "Night in Tunisia" em Bossa Nova. O trio dispensa comentários, inventividade e gingado não faltam a estes músicos experientes na arte do samba. Uma aula de MBP em forma de disco! Destacam-se ainda as participações especiais da própria Leny e o quarteto Amado Malard.
Faixa:
  1. Baiãozinho
  2. Batida Diferente
  3. Chega de Saudade
  4. Deixa
  5. Dindi
  6. Night in Tunisia
  7. Tema Feliz
  8. Você
  9. Prum Samba
  10. Nós
  11. A Bossa
Músicos:
  • João Carlos Coutinho - piano
  • Lucio Nascimento - contrabaixo
  • Adriano de Oliveira - bateria e percussão
Partipações:

  • Leny Andrade - vocais
  • Quarteto Amado Malard - cordas
  • Jota Moraes - vibrafone
  • Durval Ferreira -(violão)
  • Paulinho Trompete - trompete
  • Jaime Alem - produção

Baixe

Size: 70 MB

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Gene Krupa & His Orquestra - Let Me Off Uptown (1949)


O grande baterista inovador Gene Krupa se tornou uma estrela internacional do Jazz entre as décadas de 30 e 40 em suas performances na orquestra do clarinetista Benny Goodman. Seu sólo na famosa "Sing, Sing, Sing," em 1938 no Carnegie Hall Concert, tornou-se um single de grande sucesso devido a seu talento e atuação no palco. Krupa inspirou uma enormidade de bateristas, tanto para o Jazz quanto para o Rock. Como Band Leader, ele fez muito sucesso com sua própioa orquestra. Este álbum Jazz Dixieland, Let Me Off Uptown, tem áudio original de 1949 e conta com a participação do grande trompetista Roy Eldridge. O título do disco também é uma faixa bem "upbeat", característica de Gene; seu estilo hard-swinging é muito bem representado nas faixas "Disc Jockey Jump," "Gee Bop," "Gene's Boogie," and "Birdhouse."
Faixas:
  1. Disc Jockey Jump
  2. Yesterday
  3. Lemom Drop
  4. After You're come
  5. Pennies From Heaven
  6. Let me Off Uptown
  7. Gee Bop
  8. I should Have Kept on Dreaming
  9. Gene's Boogie
  10. Sometime's I'm Happy
  11. Birdhouse
  12. Samaba
Músicos:
  • Gene Krupa: Drums and His Orquestra
  • Roy Eldridge: Trumpet and vocals
  • Frank Rosolino: vocals
  • Dolores Hawkins: vocals
Size: 63MB

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Esperanza Spalding - Junjo (2006) e Esperanza (2008)











Há muito não se via um artista no Jazz a revelar tanto interesse e excitação quanto a contrabaixista Esperanza Spalding. Todo esse encantamente se deve à juventude e ao excesso de talento desta americana de Portland. Esperanza, hoje com 25 anos, é professora da renomada Berklee College of Music em Boston. Trago aquí dois belos álbuns de sua autoria, Junjo (2006) e o mais recente Esperanza (2008). Este último é meu preferido pela proximidade da artista com a música brasileira cantando Ponta de Areia de Milton Nascimento, e Samba em Prelúdio, de Vinícius. Esperanza é uma grande improvisadora, o que é super bem visto no cenário jazzístico, além disso, tem "aquela voz de negona americana" que todos gostamos de curtir!

Faixas Junjo:
  1. The Peackos
  2. Loro
  3. Humpty Dumpty
  4. Mompouana
  5. Perazuan
  6. Junjo
  7. Cantora da Yala
  8. Two Bad
  9. Pezarela

Músicos:

  • Esperanza Spalding: Bass, vocals
  • Aruán Ortiz: Piano
  • Francisco Mela
Faixas Esperanza:

  1. Ponta de Areia
  2. I Know You Know
  3. Fall In
  4. I Adore You
  5. Body and Soul (Cuerpo Y Alma)
  6. She Got To You
  7. Precious
  8. Mela
  9. Love In Time
  10. Espera
  11. If That's True
  12. Samba Em Preludio
Músicos:

  • Esperanza Spalding - bass and vocals
  • Gretchen Parlato - vocals
  • Theresa Perez - vocals
  • Jamey Haddad - percussion
  • Leo Genovese - piano
  • Otis Brown - drums
  • Horacio Hernandez - drums
  • Donald Harrison - sax
  • Nino Josele - guitar

Download: Junjo Esperanza

Size: 63MB 98MB

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Zimbo Trio - 20 Super Sucessos (1999)

Zimbo Trio é um dos mais aclamados e premiados conjuntos instrumentais do Brasil. O Trio surgiu em 1964, formado originariamente por Amilton Godoy ao piano, Luís Chaves no contrabaixo e Rubinho Barsotti na bateria. Luís Chaves, contra-baixo, morreu em 2007 e foi substituído por Itamar Collaço. O Zimbo Trio influenciou toda uma geração de instrumentistas (me incluo nessa) desde sua formação. Acampanhou inúmeros artistas, big bands e orquestras em países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, inclusive acompanhou a Filarmônica de Berlim em memorável apresentação. Sua maneira de tocar música brasileira era única e soberba, o grupo é simbolo nacional de bossa nova, apoiados no toque pianístico de formação erudita de Godoy. Em seu extenso currículo, o Trio trabalhou no programa de TV "O Fino da Bossa" da Record, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, um dos mais importantes na divulgação de novos talentos musicais. Desde 1973 o trio dirige o Clam, Centro Livre de Aprendizagem Musical, em São Paulo. Com 45 anos de carreira e mais de 40 discos gravados, incluindo participações, o Zimbo Trio é um patrimônio nacional. Este álbum "20 Super Sucessos" são importantes músicas que fizeram parte da maravilhosa trajetória do Trio instrumental mais importante que o Brasil já teve.

Faixas:

  1. A Felicidade
  2. Samba dourado
  3. Cravo e Canela
  4. Garota de Ipanema
  5. Wave
  6. Só Danço Samba
  7. Nada Será como antes
  8. Água de Beber
  9. Piano na Mangueira
  10. Pout - Pourri: Travessia / Viola Violar, Fé Cega Faca Amolada
  11. Samba de Maria Luiza
  12. Brigas Nunca Mais
  13. Saudades dos Aviões de Panair
  14. Conversando no Bar
  15. Corcovado
  16. Meditação
  17. Desafinado
  18. Arrastão
  19. O Morro Não Tem Vez
  20. Aquarela do BrasiL

Músicos:

  • Amilton Godoy - Piano
  • Luis Chaves - Contra-Baixo
  • Rubens Barsotti - Bateria

Downlods: Parte1 Parte2 Total Size: 105MB

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Pascoal Meirelles - A Bateria Musical - (2000)


Gosto muito de Pascoal Meirelles. Baterista mineiro talentoso, estudioso e preocupado com a educação musical dos jovens bateristas brasileiros. Em 1975 ele foi estudar na famosa e prestigiada Berklee College of Music, em Boston. Lá, aprimorou seu estudos no Jazz e ajudou a divulgar nossa boa música brasileira na terra do tio Sam. Em sua extensa carreira musical já tocou e gravou com os gigantes Elis Regina, Luis Bonfá, Chico Buarque, Ivan Lins, Edu Lobo, Gonzaguinha e Wagner Tiso, entre outros. Também ajudou a montar o ótimo grupo instrumental Cama de Gato, com Arthur Maia, Mauro Senise e Rique Pantoja. Pascoal, como educador, já percorreu os EUA e Europa ministrando Workshops. Na verdade, não disponho aquí um álbum comercial, e sim um CD que acompanha um de seus livros "A Bateria Musical". Neste livro pedagógico lançado em 2000, Pascoal disponibiliza aos bateras 14 partituras de músicas tocadas por ele para análise. Decidí postar essas músicas deste CD porque são 14 baita canções, todas tocadas por este baterista em momentos diferentes de sua carreira. Com certeza vocês poderão escutar Jazz e música brasileira de qualidade sob as baquetas deste fantástico artista.

Faixa:
  1. Amendoim Torrado
  2. Chorinho da Paula
  3. Caribe's Dream
  4. Tom
  5. Dedicada a Nivaldo Ornellas
  6. Amanhã
  7. A respeito da consideração
  8. Jazz Riff
  9. Pro Moura
  10. Espero Sambando
  11. Ela
  12. Mr. Arthur Maia. Sr. Suíte
  13. Maracatubo
  14. Suíte 1982

Baixe

Bobby Mcferrin - Beyond the Words (2002)



Nascido no Reino Unido mas criado em Nova York, este artista de origens africanas definitivamente é um dos cantores mais geniais da música mundial. Usar a voz para emitir palavras é o de menos para Bob Mcferrin. Ele a usa para criar sabores, visualizar lugares, gerar efeitos, suplantar instrumentos musicais, transmitir alegria e tristeza. Bobby também é reconhecido por alcançar quatro oitavas de extensão vocal, e também pela capacidade do canto difônico (cantar mais de uma nota simultaneamente). Extremamente criativo, em Beyond Words, Mcferrin traça imagens musicais que vão da África, Ásia e chegam até a América do Sul. Este álbum é um passeio pela riqueza musical do planeta e, também, uma demosntração de quão diferente e especial é o trabalho de Bobby Mcferrin. Mais um motivo para prestigiar este álbum são as presenças dos incríveis Chick Corea, Richard Bona e Omar Hakim.

Faixas:
  1. Invocation
  2. Kalimba Suite
  3. A Silken Road
  4. Fertile Field
  5. Dervishes
  6. Ziggurat
  7. Sisters
  8. Circlings
  9. Chanson
  10. Windows
  11. Marlowe;
  12. Mass
  13. Pat and Joe
  14. Taylor Made

Músicos:

Bobby McFerrin: Vocals, Keyboards
Chick Corea: Piano & Keyboards
Gil Goldstein: Accordian & Fender Rhodes
Keith Underwood: Flutes
Richard Bona: Bass
Cyro Baptista: Percussion
Omar Hakim: Drums
Taylor Mcferrin: beat box

Size: 82.4 MB
Baixe

The best of Return to Forever (1980)


Falar o quê de Chick Corea? Que é um dos maiores pianista de jazz das últimas décadas?
Chover no molhado... E de Al diMeola, guitarrista que influenciou gerações? Estes dois somados aos não menos importantes Lenny White e Stanley Clark formaram a banda instrumental Return to Forever. Este álbum é de um brother meu que gentilmente cedeu para divulgar aquí no aiquejazz; trata-se de uma coletânea dos grandes sucessos que esse grupo já produziu. A gravação original é de 1980, embora, em forma de CD, tenha sido lançado apenas em 1990. Neste álbum o fusion é a forte característiva embora o bom Jazz não tenha sido descartado. Enjoy!

Faixas:
  1. The musician
  2. The romantic Warrior
  3. So long Mickey Mouse
  4. Magestic Dance
  5. Music Magic
  6. Hello Again
  7. Sorceress
Músicos:

Chick Corea- Keyboards
Stanley Clarke - Electric & Acoustic Bass
Lenny White - Drums
Al DiMeola - Electric & Acoustic Guitar
Size: 42.17 MB
Baixe

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Branford Marsalis Trio - The Dark Keys - (1996)



Vindo do berço jazzístico de New Orleans, o saxofonista americano Branford Marsalis é um dos meus preferidos da atualidade no cenário do Jazz. Ganhador de 3 Grammy e reconhecido mundialmente, ele desenvolve suas habilidades como instrumentista, compositor e educador musical por todo planeta. Irmão do trompetista não menos fabuloso Wynton Marsalis (monstro sagrado do tromprete), Brandford lançou em 1996 esse fantástico álbum Free Jazz The Dark Keys com seu Trio formado por Reginald Veal e Jeff Tain Wats, que eu classifico como "Patada no Cóx" !!! Se você espera ouvir melodias bonitinhas e suaves neste álbum, esqueça! Branford constrói frases malucas do início ao fim, abusando de improvisos rasgantes e ao mesmo tempo instigantes, dignos de lembrarmos do mestre Coltrane na memomárel "Impressions". Finalizando, como baterista perspicaz que sou, não posso deixar de destacar a incrível performance de Jeff, que parece "literalmente" comandar um tanque de guera ao invés de uma batera. Um álbum para delirar!

Tracks:

  1. The Dark Keys
  2. Hesitation
  3. A Thousand Autumms
  4. Sentinel
  5. Likeif
  6. Judas Iscariot
  7. Blue Tain
  8. Schott Hapens

Músicos:

Branford Marsalis – Tenor & Soprano Saxophones
Jeff "Tain" Watts - Drums
Reginald Veal - Bass

Participações especiais:

Joe Lovano – Tenor Saxophone

Keith Garrett– Alto Saxophone

Size 55.76 MB Download

Ademir Júnior - Vitória na Cruz (2007)



Saxofonista e clarinetista virtuoso do Distrito Federal, Ademir júnior têm galgado firmes passos na sua carreira de instrumentista e educador musical. Com veia jazzística, mas sem perder a brasilidade, Ademir já se apresentou e gravou com vários nomes da MPB, entre eles, Hermeto Pascoal, Elza Soares, Toninho Horta, Guinga, Rosa Passos, Artur Maia, Marcelo Maia, Tiago Espirito Santo, Renato Massa, Marcelo Martins, Jhonny Alf, Celso Pixinga, Nico Assumpção, Lula Galvão, Ebinho Cardoso, Carlos Malta, Mauro Senise, Pascoal Meireles, Kiko Freitas, Adriano Giffoni, Nelson Farias, Hamilton de Holanda, Moisés Alves e vários outros. Como educador, Ademir já viajou por todas as regiões brasileiras ministrando workshops. Vitória na Cruz é seu segundo álbum, uma bela mistura de fé, melodias marcantes, e improvisos brilhantes.

Faixas:

Canção da Alvorada
Canto da Paz
Delícias
Donna Lee
És Fiel a mim
Jerusalém - lamento de Israel
Lembranças de Jesus
Olhos no espelho
Pai Nosso
Por Amor
Prosa de Amigos
Quero adorar
Rayssa
Sons de Festa
Vinde a mim
Vitória na Cruz


Músicos:

Ademir Júnior - Sax
Moises Alves - trompete
André Vasconcellos - baixo
Juninho de Souza - guitarra
Hernandez bispo - Bateria
Glaucia Carvalho -voz
Genésio de Souza - voz
Rogério Carvalho - voz
Cristina Carvalho - voz
Luciana Stadiniki - voz

Size: 60.22 MB
Download

Ebinho Cardoso - Nos Rastros dos Ruídos Remotos das Rodas da Infância (2008)



Ebinho Cardoso é da nova geração de baixistas que veio para ficar com inovação e genialidade. Vindo de Cuiabá-MT, Ebinho vem se destacando no cenário nacional pelo seu trabalho de harmonia no contrabaixo de 6 cordas. Também tem viajado o Brasil com o Festival Cover Baixo a convite de nada mais nada menos que Celso Pixinga, o mestre dos graves. Ebinho tem um livro lançado sobre dicionários de acorde para contrabaixo, possui um DVD didático, é colunista da revista recém-lançada Baixo Brasil, e lançou em 2008 este álbum "Nos Rastros dos Ruídos Remotos das Rodas da Infância". Um belo álbum de voz e contra-baixo com melodias lindíssimas e intimistas, como a bela "Rhuanda". Este trabalho ainda conta com a participação do exímio bandolinista Hamilton de Holanda na faixa "Lago Puelo". Definitivamente, um álbum inovador e belíssimo!

Faixas

  1. Rhuanda
  2. Lago Puelo
  3. Awen
  4. Brigas nunca mais
  5. Água Viva
  6. Ternura pelos desprotegidos
  7. Vida Maria
  8. Nos Rastros dos Ruídos Remotos das Rodas da Infância

Size: 48MB Download