Soy tocador de Marimba, si senor!

Soy tocador de Marimba, si senor!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

PIAP - 86 (1986)

Atualmente o PIAP, Grupo de Percussão do Departamento de Artes da Unesp (SP), é referência na América Latina no que se refere a percussão. O grupo nasceu com a implantação do curso de Bacharel em Percussão, em 1987, pela Unesp. É formado pelos próprios estudantes de percussão, talentosos músicos que dedicam horas de estudo e ensaio sob a tutela de John Boudler, talvez o principal nome na formação de percussionistas eruditos no Brasil. 86 é uma remasterização de dois LP's gravados em 1986, resultantes da primeira colocação obtida no "Prêmio Eldorado de Música" e o LP "Compositores da Bahia 7" lançado pela UFBA. Foram as primeiras gravações registradas do grupo, que tinha na época apenas oito anos de idade. Com excessão do blues "Log Cabin Blues", a maioria da obras têm caráter timbrístico, caractrística peculiar da música de concerto contemporânea para percussão.

Faixas (Compositores)
  1. Log Cabin Blues (George Hamilton)
  2. Variações Rítmicas (Marlos Nobre)
  3. Estudo para Instrumento de Percussão (Camargo Gurnieri)
  4. Ionization (Edgar Varese)
  5. Second Construction (John Cage)
  6. Third Construction (John Cage)
  7. Atotô Balzare! Si, Si, como no (Paulo Costa Lima)
  8. Expressões Cibernéticas (Fernando Cerqueira)
Size 82 MB

terça-feira, 27 de julho de 2010

Munia the Tale - Richard Bona (2003)

Em seu 3º álbum, "Munia - The Tale", o multiinstrumentista camaronês Richard Bona faz, na minha opinião, o melhor disco de sua carreira. Munia significa "conto" na língua Douala, presente na maioria das faixas. Trata-se de um álbum multifacetado, onde Bona recria, por meio de suas músicas, ambientes diversos, doces, mágicos, retraro do que ele é, cidadão do mundo. "Vivo com meu filho em New York e presencio diariamente massas culturais diferentes da minha" - diz Richard sobre a inspiração deste trabalho. A tudo isso, adiciona-se ainda uma pitada de pop, influência americana que vem contagiando pouco a pouco a sonoridade impar deste brilhante músico, e que, ao contrário do que os puristas do jazz pensam, não diminui em nada a qualidade deste trabalho.

Faixas
  1. Bonatology (incantation)
  2. Kalabancoro
  3. Sona Mama
  4. Painting a wish
  5. Engingilaye
  6. Dina Lam
  7. Balemba na Bwemba
  8. Muto Bye Bye
  9. Bona Petit
  10. Couscous
  11. Playground
Músicos
  • Richard Bona - Eletric Bass, Piccolo Bass, Acoustic Guitar, Eletric Guitar, Vocals, Percussion, Synthesizers
  • Nathaniel Townsley - Drums
  • George Whitty - Keyboards
  • George Kolligan - Piano
  • Aaron Heick - Sax
Participações especiais

Kenny Garret - Alto Sax (faixa 4)
Vinny Colaiuta - Drums (faixa 4)
Salif Keita - Vocals (faixa 2)
Djely Moussa Conde - Kora (faixa 2)
Bailo Ba - Traditional Flutes (faixa 2)

Size 95 MB

domingo, 25 de julho de 2010

Bifurcações - Roberto Victorio

Tenho orgulho de ter essa pessoa como professor. Roberto Victorio é um compositor contemporâneo sensacional. Aquí segue uma explicação retirada do álbum "Bifurcações", muito melhor do que qualquer palavra que eu ousasse falar sobre Roberto e suas composições registradas neste CD.

"Roberto manipula com igual felicidade o intimismo das pequenas sonoridades e a opulência das assas sonoras, presente nas suas peças camerísticas e orquestrais. Sua linguagem musical evidencia um estilo maduro altamente personalizado, no qual melodia, ritmo, timbre e forma constituem fios indissociáveis de uma trama rica e complexa. As explosões sonoras do "Codex Troano" e de "Heptaparaparshinokh" pontuam uma dramaticidade inerente à concepção destas obras, enquanto"Archaeus" prima por um amálgama das sonoridades dos metais. "Cruzar e Bifurcações" revela uma palheta delicada de trimbres e ritmos, aliada ao elemento expressivo da voz. Em todas estas obras, Roberto Victorio nos preenche e envolve. E surpreende sempre, confimando seu talento e fé nos designos fantásticos da música."

Obras

1. Codex Troano (1987)

2. Heptaparaparshinokh (1991)

3. Cruzar e Bifurcações (1994)

4. Archeus (1993)


Size 88 MB

sexta-feira, 23 de julho de 2010

AWÉ - Dario Galante (2003)

Nascido em Nápoli (Itália), em 1956, Dário Galante é formado em arquitetura pela Universidade de Florença, mas foi realmente a música que daria rumo a sua vida profissional. Até os 10 anos de idade estudou música sozinho, depois foi se profissionalizando e na juventude já tocava em grupos de jazz na Itália. Em 1986 vai para o Brasil onde estabiliza por completo sua carreira, tocando com grandes artistas da música instrumental como Raul de Souza, Carlos Malta, Isis Boudrioua, Robertinho Silva, entre outros. Deu prioridade a sua carreira solo e hoje possui três CD's, que o permitiram tocar em grandes festivais do mundo como o New Orleans Jazz Festival, Festival de Jazz de Montreaul e o Marciac Jazz Festival na França. Este é o terceiro CD de Dario, AWÉ, com composições próprias (exceto faixas 1* e 5*) que tem influências que vão da word music, música indiana, napolitana, free jazz e a MPB.

Faixas

1. Te voglio bene assale (*Gaetano Donizetti)
2. Levada esperta
3. Amalfi
4. Abdullah
5. Esperança (*Idriss Boudrioua)
6. Awê
7. Heyokah
8. I-10
9. Sbariann' accussi
10. Te voglio bene assaie (take 2)

Músicos

Dario Galante - piano
Augusto Mattoso - baixo
Rafael Barata - bateria
Claudio Roditi - trumpete (1,10)
Jean Pierre Zanella - sax alto (3)
Idriss Boudrioua - sax alto (5)
Carlos Malta - flauta indiana (6), sax barítono (9)
Ray Moore - clarinete (8)

Size 68 MB
Baixe

30 anos de história - Grupo Percussionista de Câmara (2006)

Sim, sou aficcionado por jazz e música brasileira, mas meus estudos em percussão têm me levado cada vez mais a curtir música de concerto, especialmente para percussão! Essa dica tem endereço no Conservatório de Tatuí (SP), respeitada instituição de ensino musical no Brasil. É o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, que em 2006 ainda se chamava Grupo Percussionista de Câmara, e que lançou este álbum "30 anos de história", contando um pouco do trabalho como o 1º grupo de percussão de concerto no país. O grupo foi criado por Javier Calvino, excelente músico, professor e fabricante de baquetas! Nesses 30 anos de existência, muitos alunos do Conservatório passaram pelo grupo e deixaram sua marca. O CD conta com músicas contemporâneos de concerto, e também privilegia o repertório popular instrumental, destacando os ritmos brasileiros. Vocês vão ouvir uma sonoridade muito pouco convencional, instrumentos pouco escutados pela maioria das pessoas (vibrafone, marimba, glockenspiel, xilofone, tímpanos)! Recomendo de verdade!

Faixas
  1. Symphony nº 4 - Finale
  2. Concerto para Percussão
  3. Estudo para instrumentos de percussão
  4. Bachianas Brasileiras nº 5 - Ária (Cantinela)
  5. Janiers Trio nº 5
  6. Toronubá
  7. Cuba
  8. Farra e Banda
  9. Chorinho pra Ele
Size 71 MB

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Swingado - Ney Conceição (2010)

Como músico e fã, tive o privilégio de ir ao show de lançamento deste CD, em Brasília, no 32º Curso Internacional de Verão deste ano. Ney Conceição é uma figurassa, muito gente boa! Pra quem não sabe, um dos contrabaixistas mais renomados de nosso cenário musical. Para resumir, participa de um trio instrumental monstruoso chamado "Nosso Trio" (com Nelson Farias, guitarra, e Kiko Freitas, bateria) e toca com o espetacular João Bosco. Tem uma carreira extensa de trabalhos pelo Brasil e o mundo. Esse é seu 2º CD, Swingado, que traz composições de Ney, com arranjos do grande pianista Hamleto Stamato. A riqueza dos gêneros brasileiros dão foco a este trabalho que, realmente, é repleto de swing. O disco tem participação de músicos Top do Brasil, o que o torna ainda mais prazeroso de se escutar.

Faixas
  1. Pro Futuro
  2. Praia da Tartaruga
  3. Seu Walter
  4. Passando pelo Carnaval
  5. América Central
  6. Bertrami's Song
  7. Doce de Sal
  8. Swingado
  9. O Periscópio
  10. Um passo a mais

Músicos Faixas

Bateria - Lucio Vieira (1,2,3,5,6,7,9)
Erivelton Silva (10)
Percussão - Robertinho Silva (1,3,4,5,6,7,8,9)
Dadadá Castro (2)
Teclados - Célio Vulcão (1,2,5)
Sax Barítono e Soprano - Paulo Levi (1,4,5,7)
Flauta - Widor Santiago (7)
Trompete - Paulinho Trompete - (2)
Altair Martins (2,3)
Trompete e Flughel - Arimatéia (1,6,8,10)
Trombone - Aldivas Ayres de Lima (1,2,3,6,8,10)
Guitarra - Nelson Faria (10)
Leonardo Amuedo (3,8)
Violão - Luiz Brasil (4)
Acordeon - Cesinha do Acordeon (9)
Voz - Danilo Caymmi (7)

Size 39 MB
Baixe